A importância da educação inclusiva na educação infantil

Postado em 03/06/2017

A importância da educação inclusiva na educação infantil

O processo educacional é uma fase da vida que reflete diretamente no comportamento futuro dos indivíduos, é nessa fase que as pessoas aprendem a lidar com as dificuldades, obstáculos, limitações e diferenças. A educação inclusiva é essencial na formação e construção do caráter do indivíduo ainda na infância.

As limitações que levam a adoção de políticas de educação inclusiva são basicamente de duas naturezas distintas, as limitações de aspecto físico como a cegueira, a surdez, paralisia ou ausência de membros locomotores e as limitações de aspecto cognitivo que são patologias ou síndromes que comprometem a capacidade de aprendizado do indivíduo. Através da utilização de ferramentas e abordagens de ensino específicas é possível contornar essas limitações, possibilitando uma democratização do ensino e integração social das crianças com algum tipo de deficiência.

O processo de inclusão está diretamente relacionado à qualificação dos professores e adaptação da infraestrutura da instituição de ensino aos equipamentos necessários para operacionalizar essa acessibilidade.

A adoção de interpretes de libras, impressão de materiais em Braille, construção de rampas de acesso são soluções destinadas aos portadores de limitações físicas. Para os portadores de limitações cognitivas é recomendada a estruturação minuciosa do plano de ensino e utilização de ferramentas de caráter mais lúdico que os meios tradicionais. Vale ressaltar a importância das instituições de ensino e pais cobrarem as autoridades locais para que os investimentos nessa adequação sejam condizentes com os propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

 

Outras Notícias

 

12 atividades simples para ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora
Postado em 18/11/2017

Aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Veja algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, sugeridas por especial...
leia mais »

O que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?
Postado em 11/11/2017

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereoti...
leia mais »

Os perigos da adultização das crianças
Postado em 04/11/2017

Nos tempos atuais, as crianças estão se tornando pequenos adultos. Cada vez mais cedo, as crianças assumem responsabilidades, disputam competições e tentam se tornar cada vez mais competentes.

Pipocam no comércio artigos à venda para o p&...
leia mais »