A importância da educação inclusiva na educação infantil

Postado em 13/01/2018

A importância da educação inclusiva na educação infantil

O processo educacional é uma fase da vida que reflete diretamente no comportamento futuro dos indivíduos, é nessa fase que as pessoas aprendem a lidar com as dificuldades, obstáculos, limitações e diferenças. A educação inclusiva é essencial na formação e construção do caráter do indivíduo ainda na infância.

As limitações que levam a adoção de políticas de educação inclusiva são basicamente de duas naturezas distintas, as limitações de aspecto físico como a cegueira, a surdez, paralisia ou ausência de membros locomotores e as limitações de aspecto cognitivo que são patologias ou síndromes que comprometem a capacidade de aprendizado do indivíduo. Através da utilização de ferramentas e abordagens de ensino específicas é possível contornar essas limitações, possibilitando uma democratização do ensino e integração social das crianças com algum tipo de deficiência.

O processo de inclusão está diretamente relacionado à qualificação dos professores e adaptação da infraestrutura da instituição de ensino aos equipamentos necessários para operacionalizar essa acessibilidade.

A adoção de interpretes de libras, impressão de materiais em Braille, construção de rampas de acesso são soluções destinadas aos portadores de limitações físicas. Para os portadores de limitações cognitivas é recomendada a estruturação minuciosa do plano de ensino e utilização de ferramentas de caráter mais lúdico que os meios tradicionais. Vale ressaltar a importância das instituições de ensino e pais cobrarem as autoridades locais para que os investimentos nessa adequação sejam condizentes com os propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

 

Outras Notícias

 

Inclusão: Síndrome de Down
Postado em 19/06/2018

O filme brasileiro Colegas, de Marcelo Galvão, que narra a viagem de três jovens com Síndrome de Down em busca de seus sonhos chegou ao cinema. A história é inspiradora e, mais que isso, mostra como o indivíduo com deficiência intelectual pode, sim, ...
leia mais »

Seu filho não obedece? 9 dicas para mudar isto
Postado em 12/06/2018

Se a criança tem até 7 anos de idade, especialistas garantem que é possível estimulá-la com mais facilidade a obedecer

 “Tudo o que eu peço, ela faz o contrário. Às vezes, perco a cabeça”, conta a cabeleirei...
leia mais »

O medo nas crianças e bebês
Postado em 05/06/2018

Os medos são sentimentos totalmente normais nas crianças e bebês.

A criança tem medo.

Se seu filho sofre por algum medo, é muito importante que lhe transmita tranquilidade, segurança, e o ajude a superar seus medos com muito carinho e c...
leia mais »